junho 02, 2013

O lado mal do perfeccionismo


Você se incomoda com frequência com pequenas coisas fora do lugar ou com detalhes insignificantes, às vezes até banais e que não fazem muita diferença estando "erradas" ou não? Sim? Então você pode ser um perfeccionista. Já ouviu falar na expressão? Não?! Pois bem. Se procurarmos o significado da palavra no dicionário, veremos que o perfeccionista é descrito como alguém que tem mania de perfeição em tudo que faz. Mas o que muitos certamente não sabem é que esse "costume" pode ser algo bem mais sério, e dependendo do caso, pode até se transformar em um grande problema.

Embora, dependendo do ponto de vista, o perfeccionismo possa ser algo bom, como uma qualidade que possa lhe ajudar em algumas situações da vida, devemos lembrar que tudo de mais pode se transformar em risco para nós mesmos. Dessa forma, quando passamos a aplicar nosso perfeccionismo em tudo, aí o problema surge, pois começamos a partir do princípio de que somos incapazes ou até inferiores, e acreditamos que fazer algo realmente bom está fora do nosso alcance.

Então, se há dois lados da moeda, cabe a nós escolher um deles, já que podemos considerar que o perfeccionismo pode ser controlado, e, da mesma maneira que desenvolvemos tal comportamento, nós mesmos podemos remediar a situação. Segundo a psicóloga Dorit Wallach Verea, a primeira etapa na mudança das atitudes é perceber que o perfeccionismo é uma ilusão inatingível. Por isso, devemos buscar o caminho certo para nossa própria melhoria.

Agora vocês devem ter percebido como a coisa pode ser realmente séria, não? Então, temos sempre que procurar ser um pouco mais flexíveis ao olharmos para nossos erros, sejam do tamanho que possam parecer, pois, do contrário, acabaremos desenvolvendo um problema que na realidade nunca existiu, e assim, na busca por reparar um erro sem importância, poderemos até perder um tempo precioso. 

Vivamos e enfrentemos a realidade como ela é, pois todos estamos sujeitos a erros todos os dias, e a perfeição não existe. Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...