maio 29, 2013

Hiper-realismo: a arte da realidade

Nunca fui muito ligado em arte, mas de uns tempos pra cá essa forma de expressão vem me conquistando bastante, ao mesmo tempo em que me impressiona, como já até comentei algumas vezes no meu Twitter. Seja tentando reproduzir uma imagem mais surreal ou algo bem próximo do que realmente existe, uma pintura pode lhe causar inúmeras sensações, dependendo de como você a vê. E, se tal imagem for tão real que você possa duvidar que seja um simples quadro pintado à mão, aí a experiência é ainda mais interessante.

Disso trata o hiper-realismo; um gênero de pintura bem recente, nascido nos EUA e na Europa, que se vista a primeiro olhar, pode dar a impressão de que se trata de uma fotografia. Não entendeu ainda do que estou falando? Então dê só uma olhada na imagem abaixo.


A riqueza nos detalhes e nas cores é tão fantástica que, mesmo sabendo que se trata de uma pintura, chegamos ainda sim a cogitar a possibilidade de que haja algum tipo de sabotagem na imagem, sendo que na verdade não é nada disso, pois essa é só mais uma das muitas pinturas já criadas pelo artista hiper-realista Yigal Ozeri, que prefere retratar em suas obras mulheres em conexão com a natureza, expressando certo romantismo, violência e liberdade, com influência renascentista.

Cada artista hiper-realista tem seu modo de criar e até inovar, seja em pintura ou até mesmo em desenhos, usando desde tintas até um simples lápis ou caneta Bic. Você deve ter se perguntado “mas como assim caneta Bic?”, mas é isso mesmo que você leu. O artista espanhol Juan Francisco desenha obras perfeitas com o uso apenas de uma caneta esferográfica, dessas mesmo que você usa para escrever. Saca só algumas das obras feitas por Juan:




Além disso, há também o “tema”, digamos assim, que cada pintor decide seguir para retratar suas obras, como é o caso de Alyssa Monks, que usa elementos como a água e o vidro como estratégia para deixar suas obras ainda mais reais. Confiram algumas delas abaixo.




A criação da arte sem dúvidas é para qualquer idade, e prova disso é a holandesa Rajacenna que, já aos 18 anos, consegue criar obras de nível profissional, que é de deixar qualquer um de boca aberta. Vejam só:



O tempo que cada artista leva para fazer uma pintura de hiper-realismo é algo bem relativo, pois, dependendo do tamanho da obra, da técnica do artista e até mesmo do material, pode levar de horas até semanas para ficar pronto. Ou seja, dedicação e tempo é o que não pode faltar para esses grandes talentos da arte.

Agora certamente concordam comigo que a arte conquista, e o hiper-realismo é um exemplo vivo disso. Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...